domingo, 19 de abril de 2009

seu computador já pode ser desligado com segurança

No fim de 1998 , graças a um financiamento descontado em folha de pagamento, aparece lá em casa o nosso primeiro computador. Um AMD500 com 32mb de RAM e um gigantesco HD de 4GB. Era mesmo fim de ano e eu estava indo pra praia com um amigo, que tinha sido convidado pra ficar na casa de uns conhecidos e eu fui meio que sem conhecer ninguem. Quando voltei, logo após a virada pra 1999,vi que o tal computador era uma coisa imponente lá em casa, com sala própria, um móvel que ainda existe no quarto da minha mana -  com todo aquele cerimonial pobretão de capinha pra monitor e o escambau. O que rodava no bichinho era o atualíssimo Windows 98SE, vinha com a suite do Office2000 um programinha pro scanner e um cd pra conexão discada da UOL. Minha mãe optou por assinar o (então na época Zaz e hoje ) Terra - que era discado e como não tinha na minha cidade, eu conectava por São Francisco do Sul, outra cidade,imaginem a grana. Nesse fim de século todo e qualquer produto que se comprasse vinha com um cd de algum provedor, oferecendo um plano de conexão discada,um browser, um programinha pra ver PDF e alguns drivers , O Netscape ainda tinha uns adeptos, eu inclusive.
Nesse 1999 mp3 era coisa de yuppie, nego ouvia cd no computador, naquele player quadrado e cinza, vez ou outra rolava uma musica em .wav que era gigante, quase todos os sites eram feitos no Frontpage e eram horriveis. Nego perdia um tempão jogando paciencia, campo minado e essa coisa clássica que ainda rola em serviço publico. A principal função do danado era mesmo o Office.Criança via graça em computador no inicio mais por conta do Paint, como a internet era uma coisa cara, lenta e sem muitas opções.
Passou-se dez anos e pra eu escrever isso aqui, tive que convencer Nina e Julia a minimizarem  uma janela do Youtube, pausar o vídeo do Yo Gabba Gabba e me deixarem usar o laptop um pouquinho.Nina faz buscas no Youtube de tudo que ela quer ver,brinca nuns sites de colorir, todo em flash onde ela pode mudar as roupas da galera do HSM e afins, gosta de uns joguinhos de matemática do site a Cbbc, Up to 10 e essas coisas de entreter criança que abarrotam a web.Tudo é muito bem feito, a banda larga possibilita streaming de programas infantis com uma resolução bacana e é possivel controlar tudo que ela acessam com softwares feitos pra isso. Pra neguinho que no meio dos anos 80 achava que agora viveriamos num esquema tipo Jetsons não é nada mal.Ipods, Iphones, twitter,Skype, wi-fi são coisinhas que George Jetson se amarraria em usar hoje em dia.
E eu achando que mudando aquela telinha: " seu computador já pode ser desligado com segurança", eu tava abafando.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

««la cucina»»
Thank you for your visit,if you come back here now comment or e-mail me cooking@gmx.co.uk

Cheerz!

  ©..:: 3 Panelas ::.. - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo