sábado, 20 de setembro de 2008

Crianças brasileiras têm carência de vitaminas e sais minerais



Pesquisa da Unifesp acompanhou 3 mil crianças brasileiras por oito meses.
Segundo estudo, mais de 27% das crianças apresentam excesso de peso.
Uma pesquisa coordenada pela Universidade Federal de São Paulo acompanhou a alimentação de mais de 3 mil crianças durante oito meses. O estudo foi feito em Pernambuco, Amazonas, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. "Elas costumam pedir macarrão instantâneo, achocolatado, bolacha recheada. Você percebe que é uma coisa que elas comem em casa, é uma coisa do cotidiano delas fora da escola", diz a nutricionista Viviane dos Santos, apontando que os maus hábitos alimentares são formados desde o berço. A pesquisa mostrou que o Brasil tem conseguido reduzir os níveis de desnutrição. E revelou também que o maior problema hoje não é o acesso aos alimentos, mas a escolha do que oferecer à criança e a forma de preparar a comida. Os nutricionistas constataram que as escolas públicas oferecem a melhor refeição - completa e balanceada. Nas escolas particulares, a alimentação também é boa. O problema está em casa.
A ingestão de fibras, vitaminas e ferro é insuficiente. E o consumo de colesterol e gordura trans está acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. As crianças brasileiras comem frutas, verduras, legumes e leite de menos; e também ingerem doces, gorduras e sal demais.
"Isso pode trazer diversas conseqüências para o futuro. Uma delas, a gente já discute, que é a hipertensão. E o consumo excessivo de sódio faz com que a criança tenha necessidade de líquidos açucarados", explica a nutricionista Fernanda Martins.
O preço do desequilíbrio alimentar pode ser conferido em números alarmantes. Mais de 27% das crianças apresentam excesso de peso, 11% são obesas e 5% têm estatura abaixo da média.
O trabalho deixa um alerta. Mesmo sem faltar comida na mesa, muitas crianças sofrem do que o coordenador da pesquisa chamou de fome oculta.
"A fome oculta é a carência de vitaminas e sais minerais, que podem alterar muito o funcionamento da inteligência, o desenvolvimento da memória, a capacidade de aprendizado e a resistência a infecções", explica Mauro Fisberg.
O levantamento vai servir de base para um relatório que deve ser encaminhado ao Governo Federal. 
Blogged with the Flock Browser

1 Comentário:

Cecília disse...

Eu sempre venho aqui ler, mas não tenho muito o que dizer nesses posts de comida, hehehehe... então vou deixar um link pra ti, que é fã de boboshop:
http://photoshopdisasters.blogspot.com/2008/09/playboy-brazil-i-think-i-know-what-cu.html

Postar um comentário

««la cucina»»
Thank you for your visit,if you come back here now comment or e-mail me cooking@gmx.co.uk

Cheerz!

  ©..:: 3 Panelas ::.. - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo