segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Lee Hazlewood: 1928-2007


Morreu no último sábado Lee Hazlewood, vítima de um cancro renal que já o afectava há três anos. Tinha 78 anos.

Em Fevereiro editou Cake or Death, álbum que o próprio assumia como "o último". Na altura confessava, em entrevista ao DN: "Duvido que terei condições para voltar a gravar seja o que for. Condições ou tempo." Em simultâneo, explicava que a donça que o afligia (cancro nos rins) lhe oferecia "dias contados, como um presidiário que aguarda pelo dia da liberdade." Lee Hazlewood morreu no sábado, aos 78 anos, em Henderson, no estado do Nevada.

Inevitavelmente fica para a H-istória como o autor de These Boots Were Made For Walkin', tema popularizado pela voz de Nancy Sinatra. Uma colaboração, aliás, que sempre assumiu com orgulho, traduzida ainda por temas como Some Velvet Morning e nos álbuns Nancy & Lee (1968) ou Nancy & Lee Again (1972). Nancy Sinatra reagiu à notícia descrevendo Hazlewood como "amigo e mentor". O seu manager, Wyndham Wallace, recordou-o como "uma das pessoas mais talentosas que conheci".

Seduzido pela tradição musical dos Sul dos EUA, acabou por envolvê-la num crooning muito pessoal, inspirado em Frank Sinatra ou Dean Martin. Sempre apontou Henry Mancini como herói intemporal e fez da escrita de Johnny Mercer ou Edgar Allen Poe referências incontornáveis.No final dos anos 60, Lee Hazlewood mudou-se para a Suécia, procurando evitar que o seu filho fosse mobilizado para a guerra no Vietname. Em 1970 editou um dos seus mais reconhecidos álbuns, Cowboys From Sweden. Deixou a América para trás, o país que sempre namorou e também sempre criticou. Mas regressou. E nos últimos tempos vivia no Nevada por ser o único estado que não cobra impostos sobre rendimentos individuais.

Revelou-se nome influente para inúmeros músicos, sobretudo quando redescoberto na década de 90, pelos Lambchop, Tindersticks, Beck ou Nick Cave.


**** **** ****

myspace.com/leehazlewood

1 Comentário:

Juliana disse...

Cancro, afectava, Vietname...ok, isso aí é de uma fonte portuga, né?

Mas ele era foda, de fato.

Postar um comentário

««la cucina»»
Thank you for your visit,if you come back here now comment or e-mail me cooking@gmx.co.uk

Cheerz!

  ©..:: 3 Panelas ::.. - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo