domingo, 13 de abril de 2008

‘Estômago’ é o ‘Ratatouille’ da cozinha dos pobres

Apaixonado por culinária e por cinema, o diretor Marcos Jorge conta que juntou a fome e a vontade de comer ao fazer “Estômago”, seu primeiro longa-metragem de ficção, que chegou aos cinemas na sexta-feira (11). Encantado pela animação “Ratatouille”, lançada em 2007 pela Disney/Pixar, o diretor afirmou: “‘Estômago’ é o ‘Ratatouille’ da cozinha dos pobres, pois fala de boteco, coxinha e pastel”.

O filme conta a história de Raimundo Nonato (João Miguel), um nordestino que chega a Curitiba sem dinheiro, sem ter o que comer nem onde ficar, e que descobre no talento de cozinhar uma saída para seus problemas. Premiado no Festival do Rio 2007, em Rotterdam e também em Punta Del Este, o longa finalmente chega agora ao grande público brasileiro.

Em entrevista ao G1, Jorge confessa sua expectativa com a estréia, fala de gastronomia e da experiência em escrever e filmar “Estômago”. Leia, abaixo, trechos da entrevista.

G1 – Como acha que será a reação do público diante de “Estômago”?
Marcos Jorge - Estou ansioso. Não é nem pela reação do público, porque quanto a isso estou seguro, já fizemos muitas exibições. Estou mais ansioso para que o público saiba que o filme está nos cinemas, já que não temos um lançamento gigante. Exibi “Estômago” para um público vasto, em vários países, nos festivais, e percebi que ele funciona com todas as pessoas, de todas as idades. Elas saem sorrindo do cinema.

G1 – Saem sorrindo? Mesmo com um final tão pesado?
Jorge -
O final é uma porrada. Você acompanhou esse herói, você gostou dele, mas ele não é o que você pensa. É um personagem muito rico, e as pessoas gostam dele apesar do que ele é. O filme é politicamente incorreto, tem vários preconceitos, mas apesar de tudo isso os personagens têm muita humanidade.

G1 – No filme, você conta histórias de duas fases da vida de Raimundo paralelamente. Como surgiu essa idéia?
Jorge -
Essa é a idéia de que eu mais me orgulho. Antes de começar o roteiro, tínhamos um conto inédito, escrito pelo Lusa Silvestre. Mas já que íamos fazer um longa, tivemos que inventar mais 70%. Quando montamos a escaleta, percebi que as duas histórias ficariam melhor paralelas, e escrevemos o roteiro pensando nisso. De outra forma, todo o suspense do filme estaria perdido. É um formato muito comum no cinema moderninho, mas a maneira que usamos não foi usual.

G1 - Você cozinha?
Jorge -
Vivi por 12 anos na Europa. Morei na Itália e tive que aprender a cozinhar. A Itália reverencia a comida como obra de arte, e o ritual da alimentação é muito intenso. Isso sempre me fascinou e tinha vontade de fazer um filme. A verdade é que, para fazer “Estômago”, eu juntei a fome e a vontade de comer.

G1 – Há vários filmes recentes sobre culinária. Como acha que “Estômago” se encaixa nesse meio?
Jorge -
A culinária é um tema que rendeu muitos filmes e grandes clássicos do cinema. “Estômago” é o “Ratatouille” da cozinha dos pobres, pois fala de boteco, coxinha e pastel. Mas o filme tem feito muito sucesso e já foi vendido para 11 países.

G1 – Há muitos atores novos no filme. Como selecionou o elenco?
Jorge -
Cada personagem teve uma história diferente. Precisava de um ator nordestino, e temos muitos, extremamente talentosos. Pensei no João Miguel, pois adoro uma participação que ele fez no filme “Cidade baixa”. Conversei com ele, queria um personagem forte e não caricato. De resto, a maioria dos papéis foi decidida por meio de testes, feitos no Rio, em São Paulo e em Curitiba. Fui atrás dos meus personagens e fui bem rigoroso. O Paulo Miklos eu convidei também. O personagem dele é uma homenagem ao que ele fez em “O invasor’, filme da retomada. Ele é safo, inteligente e um ótimo ator.

1 Comentário:

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Oi Daniel,
Obrigado pela sua visita, estou retribuindo, e quando vi esse post não resisti a comentar.
Aqui em Portugal ainda não ouvi falar desse filme, estou aguardando impaciente, através de outros blogs brasileiros consegui encontrar o trailer do filme e até fiz o downlowd do livro de receitas no site do filme. Achei o máximo e brevemente farei um jantar com os amigos cuja ementa será baseada nas receitas do filme.
Um abraço
Moira (Tertúlia de Sabores)

Postar um comentário

««la cucina»»
Thank you for your visit,if you come back here now comment or e-mail me cooking@gmx.co.uk

Cheerz!

  ©..:: 3 Panelas ::.. - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo