quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Pizza congelada é reprovada por excesso de sódio e gordura

Dois pedaços de pizza contêm toda gordura saturada e metade da quantidade de sódio (sal) que um adulto deve consumir durante o dia. A conclusão é de uma pesquisa do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) que avaliou os dados dos rótulos de 20 marcas de pizzas congeladas e resfriadas.

Excesso de sódio está relacionado à hipertensão arterial. Gordura saturada e gordura trans colaboram para o aumento do colesterol ruim no sangue, que causa entupimento das artérias. Ambos são fatores de risco cardiovascular.

Em média, dois pedaços de pizza têm 1.200 miligramas de sódio, o equivalente a 20 refeições compostas por filé de frango, brócolis, arroz, feijão e salada de alface, pepino, cenoura e beterraba. Ou a 6,5 pratos de bife à milanesa, arroz, feijão e salada de maionese, numa comparação menos "light".

Entre as marcas analisadas, a do supermercado Dia% é a que declara menor quantidade de sódio por pedaço: 340 mg na de mussarela e 337 mg na de calabresa. As pizzas de mussarela das marcas Carrefour, CompreBem e Extra têm em média 750 mg, ou 65% do sódio recomendado para o dia inteiro. A marca Frescarini é a que tem maior teor de sódio: 769 mg.

O sódio conserva o alimento ao diminuir a atividade da água e, assim, impedir o crescimento e a proliferação de microorganismos. Também é usado para realçar o sabor dos alimentos.

Ao menos 13 das 20 marcas pesquisadas apresentaram também uma grande quantidade de gordura saturada. Dois pedaços de pizzas de mussarela da Sadia e da Perdigão têm 20 g e 11,4 g de gordura saturada, respectivamente. A recomendação diária para uma dieta saudável é de, no máximo, 22 g. Para efeito de comparação, 20 g de gordura saturada equivalem a uma feijoada completa.

Em relação à gordura trans, as pizzas da marca do supermercado Dia% são as piores, segundo o Idec. Dois pedaços --de mussarela ou calabresa-- possuem 1,5 g de gordura trans. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece um limite de consumo diário desse tipo de gordura de 2 g por dia.

Segundo o técnico do Idec Carlos Thadeu de Oliveira, coordenador da pesquisa, a quantidade de sódio e de gordura presente nas pizzas está longe de colaborar para uma dieta saudável. "Os fabricantes podem melhorar muito a qualidade desses produtos. Se a culpa é do queijo, que troquem o fornecedor. O que não pode é o consumidor colocar a saúde em risco", afirma.

Na opinião de Oliveira, o consumidor não precisa parar de comer pizza, mas deve consumi-la com parcimônia e ficar atento às marcas que ofereçam produtos de melhor qualidade do ponto de vista nutricional. Uma surpresa da pesquisa, segundo ele, foi o fato de as pizzas de mussarela terem mais gorduras que as de calabresa.

Atividade física

A nutricionista Mariângela Daláqua, do Conselho Regional de Nutricionistas, acrescenta outras recomendações: se a pessoa comer pizza, faça uma atividade física correspondente. "Pelo menos 40 minutos de caminhada diária para queimar [a gordura]."

Outra orientação é compensar o excesso de sódio e de gordura com uma alimentação mais equilibrada. "Se comer pizza à noite, opte por um café da manhã e por um almoço com pouca gordura, mais saudável."

Na sua opinião, a quantidade de sódio e de gordura revelada na pesquisa da Idec é "altíssima" e coloca em risco a saúde de crianças, idosos e pessoas com problemas cardiovasculares. "Temos que brigar para que a indústria diminua esses valores, que são absurdos."

----------------

Listening to: Jackie Frisco - Sugar Baby

1 Comentário:

-~- disse...

muito bem...
bom saber disso, lá em casa consumimos destas caixinhas...

quando eu tiver uma mesa grande e uma varanda, vou polvilha-la de farinha e fazer pizzas.

e tão fácil que não precisa nem entender nada de cozinha para fazer, vamos a ela:

- 2 copos americanos de farinha, ou mais!
- 1 pitada de açúcar
- 2 pitadas de sal
- 1 colher de óleo
- 1 colherinha de fermento químico aquele de pão.
- 1 ovo (opcional)
- água né!

modo moleza:
numa baciazinha, jogue os secos, fermento primeiro, sal, açúcar, "fremento" e farinha. Mecha pra espalhar e fazer bagunça, sua espoça vai adorar a farinha pela casa.

agora adicione o ovo e o óleo, vai dar uma travada, mas é normal, misture bem e vá adicionando água, sempre batendo para ter uma massa homogênea, eai é isso.

ligue o forno, deixe-o bem quente, enquanto a bacia descansa na sombra em dia ensolarado.

minutos depois vc pode abrir a massa com uma colher, com pau, pedra ou faca e jogar a massa no forno até ficar doradinha.

prontinho, agora espalhe o molho, o queijo e mais uns minutinhos.

---------
versão turbo (receita da minha mãe):

Jogue os ingredientes acima na batereira e já adicionando água até formar uma massa homogênia, então coloque a massa na forma e espalhe molho (morninho, naum pode ser quente), o queijo e vai pro forno.

era isso!
barbadinha e é divertido faze sujeirama!

Postar um comentário

««la cucina»»
Thank you for your visit,if you come back here now comment or e-mail me cooking@gmx.co.uk

Cheerz!

  ©..:: 3 Panelas ::.. - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo