quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Maharishi Mahesh Yogi morre na Holanda

O ex-guru dos Beatles, Maharishi Mahesh Yogi, morreu em sua casa, na Holanda, na madrugada desta quarta-feira. Ele dizia ter 91 anos.

O recluso místico indiano ganhou destaque internacional quando os Beatles --John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr-- foram visitá-lo no Himalaia em 1968 para aprender suas técnicas de meditação transcendental (conhecida como MT).

Imagens dos Beatles sentados de pernas cruzadas, vestindo roupas brancas e com guirlandas de flores no pescoço ganharam o mundo. O integrante dos Beach Boys Mike Love, o cantor britânico Donovan e a atriz americana Mia Farrow passaram a freqüentar as sessões.

Após ensinar suas técnicas a outros ícones das décadas de 60 e 70, Maharishi ganhou seguidores em todo o mundo, e teve mais de 5 milhões de pessoas estudando seus métodos.

O nome de Maharishi chegou a ser envolvido em denúncias de sexo com suas fiéis. O guru se mudou para a pequena vila holandesa de Vlodrop em 1990.

MT

A meditação transcendental consiste em recitar um mantra que ajuda a mente sob pressão a encontrar alívio. Gradualmente, a técnica ganhou respeito entre médicos.

O cineasta David Lynch costuma afirmar que a MT mudou sua vida e dedicou um livro que escreveu ao guru. "Eu não estou sozinho. Milhões de pessoas de todas as idades e religiões praticam a técnica e desfrutam de incríveis benefícios."

Paz mundial

O guru costumava pedir fundos para promover a paz mundial. O grupo de Maharishi já criou um município próprio, Vedic City, no Estado de Iowa, nos EUA.

Biografia

Nascido na Índia central, Maharishi raramente falava sobre seus primeiros anos de vida, dizendo que o passado pouco lhe importava.

Sua primeira visita aos Estados Unidos, em 1959, foi parte de uma turnê mundial para apresentar a meditação transcendental ao mundo, e a partir de 1961 ele começou a treinar professores.

De acordo com a organização de meditação transcendental de Maharishi, a mensagem do guru permanece inalterada: "A vida é felicidade. O homem nasceu para desfrutar. Dentro de cada um está uma reserva ilimitada de energia, inteligência e felicidade."

----------------
Listening to: Elvis Costello - Daddy Can I Turn This?

1 Comentário:

Juliana disse...

Sério que esse cara tava vivo?
Gente, pra mim já tinha ido embora faz tempo...

Postar um comentário

««la cucina»»
Thank you for your visit,if you come back here now comment or e-mail me cooking@gmx.co.uk

Cheerz!

  ©..:: 3 Panelas ::.. - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo