sábado, 16 de fevereiro de 2008

Joinville contemporânea

Tava lendo a versão online do jornal A Notícia, de Joinville-SC agora a pouco, e no caderno Anexo me deparo com essas receitas aí embaixo.Não consegui achar os créditos da matéria, tampouco quem elaborou, mas me alegra muito saber que tem gente em Joinville com uma visão diferente sobre comida em geral.No fim do ano passado fiz um evento por lá, num dos lugares mais badalos e metido a cool e não saí com uma boa impressão;Foi nesse evento que descobri que a Univille recém abriu a graduação em Gastronomia por lá, isso já é interessante.Sei que o mix de cultura alemã e açoriana tende a fazer com que nós do nordeste catarinense pensem que comida é algo pra encher o bucho e ponto final, porém em pleno 2008 já estava na hora da gente começar a ver que esse negócio vai bem mais além.
Parabéns para o/a autor(a) da matériazinha.
O caminho é por aí.
(segue o CTRL+C/CTRL+V da matéria)

*** *** ***
Delícias mínimas
Os petiscos em miniporções, conhecidos como finger food, são uma solução para festas descoladas

Saladinhas servidas em pequenas colheres orientais de porcelana, risotos distribuídos em copinhos de vidro, sopas tomadas diretamente em tubos de ensaio, doces em porções do tamanho exato para serem levados à boca. Assim são apresentados agora os petiscos e delícias nas festas modernas. Nada de serviços com pratos convencionais, com muitos garfos e facas e que exijam lugares à mesa.
A ordem para os coquetéis e as festas é garantir a praticidade. Por isso, as pequenas porções estão em alta. Para compor o cardápio, é preciso escolher com cuidado as receitas. E nada mais chique que incluir ingredientes e temperos bem brasileiros no preparo dos pratos. São produtos tradicionais, mas que recebem uma nova roupagem ao chegar à mesa. Nada de grandes travessas e serviço à francesa. As festas modernas são descoladas até na hora de servir.
Em pequenas porções, canapés, petiscos e até sobremesas são do tamanho certo para serem consumidos de uma só vez e sem a necessidade de talheres. É a chamada finger food. Confira algumas dessas delícias.

..................................................
Tartare de pupunha e carne de sol
Serve duas porções

Ingredientes
60g de palmito pupunha
50g de carne de sol
50g de queijo coalho
40g de cebola picada
20g de manteiga
salsa picada

Modo de preparo
Corte com um aro circular a pupunha e o queijo coalho. Asse as rodelas de pupunha a 180 graus por 10 minutos. Reserve. Em uma frigideira, grelhe o queijo coalho. Reserve. Ferva a carne de sol para retirar o excesso de sal. Pique e refogue na manteiga com a cebola e a salsa. Monte a torre, alternando a pupunha, o queijo coalho e a carne de sol.

..................................................
Beiju com rosbife e cebola caramelada
Serve 15 porções

Ingredientes
15 beijus de tapioca pequenos
400g de filé mignon
400g de cebola em rodelas
1 molho de salsa picada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
250ml óleo de oliva
60g de açúcar
sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo
Em uma panela, junte a cebola em rodelas, o óleo, o açúcar e sal a gosto. Cozinhe até dourar, em fogo baixo, sem deixar ferver. Tempere o filé com sal e pimenta e cubra com a salsa picada. Em uma frigideira, coloque o azeite de oliva e grelhe o filé, alternando os lados. O filé deve ficar tostado por fora, e o interior, mal passado. Corte finas fatias. Coloque em cada beiju 1 fatia de rosbife e 1 colher (chá) da cebola caramelada. Finalize com salsinha picada.

..................................................
Trufa de Caramelo e Maracujá
Serve 20 porções

Ingredientes
Ganache de caramelo
85g da açúcar
15g de manteiga
100 ml de creme de leite fresco
250g de chocolate meio-amargo
Trufa de maracujá
200g de açúcar
100 ml de água
polpa de 2 maracujás
180 ml de creme de leite fresco
1 folha de gelatina incolor

Modo de preparo
Para a ganache de caramelo, dilua o açúcar em uma frigideira. Quando espumar, junte a manteiga. Deixe dourar, adicione o creme de leite e deixe levantar fervura. Acrescente o caramelo quente ao chocolate picado, misture e leve à geladeira. Para a trufa de maracujá, leve a água e o açúcar ao fogo e faça um caramelo. Junte a polpa e deixe ferver por cinco minutos. Retire, coloque o creme de leite e misture. Dilua a gelatina em água fria e junte à ganache. Leve à geladeira. Com uma colher morna, raspe a ganache de caramelo para formar um espiral. Faça trufinhas com a ganache de maracujá e coloque na colher de servir. Decore com chocolate ralado.
----------------
Listening to: Kate and Anna McGarrigle & Rufus Wainwright - What'll I Do

2 Comentários:

Sr. Xavier disse...

Dani vc tá um verdadeiro Chef.

abraço e esperamos p vc aqui em Lisboa!!

X

Sr. Xavier disse...

Dani vc tá um verdadeiro Chef.

abraço e esperamos p vc aqui em Lisboa!!

X

Postar um comentário

««la cucina»»
Thank you for your visit,if you come back here now comment or e-mail me cooking@gmx.co.uk

Cheerz!

  ©..:: 3 Panelas ::.. - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo