terça-feira, 16 de novembro de 2004


Pato Donald faz 70 anos



E aí, hein seu pato? 70 anos!! Que maravilha! Eu estava quase dizendo: "70 anos de rock'n'roll", quando lembrei que suas nuances e mudanças englobariam jazz, samba, pop, choro, swing e tudo mais. Você não é só rock, pato, tem uma estrada muito mais completa.

E calha que para comemorar esses 70 anos a Editora Abril mandou essa pedrada: Pato Donald 70 Anos, uma edição especialíssima, formato americano, 208 páginas, coisa linda. À altura do seu talento e de sua história. Antes de escrever esse texto, antes mesmo da revista chegar nas bancas, eu já estava me preparando para reclamar da tradução dos balões, que foi calamitosa na série O Melhor da Disney, lançada esse ano também para celebrar seu aniversário. Mas a (justificada) ranhetice não foi necessária: o diálogo foi vertido para o português com categoria e respeito. Nem precisei ficar esperneando de punhos em riste, como você sempre faz.

É, Pato, as histórias dessa edição especial estão cheias de momentos como esse e de tantos outros que o celebrizaram. Começa quando você era um pato meio esquisito, mais pato que homem, mesmo, habitando as páginas das Silly Symphonies, aquelas fábulas moralistas da década de 30. Depois, lá pelos idos de 1937, é que você começou a virar esse xaropão mal-humorado. Culpa do Al Taliaferro, veja só. Mas o velho Al também deu uma bela trabalhada no seu "shape", te deixou mais magro, mais simpático e menos primípede. E conforme ele foi introduzindo outros elementos para contracenar contigo (Margarida, aqueles três sobrinhos pentelhos, a Vovó Donalda), nós pudemos ver que você não era só um chato mal-humorado, mas um cara bacana, sujeito a oscilações de humor, como nós. (leia mais...)


Nota Oficial - dkt/MC5 SHOW CANCELADO

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

««la cucina»»
Thank you for your visit,if you come back here now comment or e-mail me cooking@gmx.co.uk

Cheerz!

  ©..:: 3 Panelas ::.. - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo